É PROIBIDO



Nesta minha alegria, encontrei-me no poema de Pablo Neruda que revela o que desejo a todos os meus amigos:  
Jorge Amado e Pablo Neruda, 1952
“... É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos...
Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,
Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
desencontraram...
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,
Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,
Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.”Pablo Neruda

            Falando em proibido, você sabia que  na idade média no ano 476 d.C. aos surdos era proibido receber heranças, votar, receber a comunhão por serem incapazes de confessar seus pecados( eu mesma tenho dificuldade até hoje) também havia decretos contra o casamento de duas pessoas surdas, enfim, aos surdos eram proibidos todos os direitos como cidadãos. Felizmente, a sociedade evolui na sua concepção de mundo e de ser humano, mesmo que essas mudanças sejam lentas na área da inclusão.

Nenhum comentário: