LITERATURA SURDA


Livro Cinderela Surda

O livro Cinderela Surda é o primeiro livro de literatura infantil do Brasil escrito em língua de sinais (SignWriting - SW).
O livro Cinderela Surda é uma versão do tradicional conto que insere elementos da cultura e identidade surda. Essa releitura inédita da história é acompanhada da escrita dos sinais (SW), ilustrações e uma versão em português. Voltada para o público surdo infantil, a obra é o resultado da pesquisa desenvolvida por Lodenir Becker Karnopp, Caroline Hessel e Fabiano Rosa, intitulada "Letramento e surdez: uma abordagem lingüística e cultural". O objetivo principal da edição é divulgar a língua escrita de sinais e incentivar as escolas a implantar essa disciplina. O lançamento ocorreu no saguão do prédio 14 do campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
No livro, a Cinderela e o Príncipe são surdos. No lugar do sapato de cristal, a personagem principal perde uma das luvas. A escolha da luva se dá em virtude desta peça ser uma referência às mãos, amplamente utilizadas pelos surdos do mundo inteiro para se comunicar.

4 comentários:

Louise Costa disse...

OI seu blog é muito interessante tem muitos assuntos referente a LIBRAS que tb é minha paixão se quizer faça uma visita ao meu blog estou adicionando o seu na minha lista bjs.... enflibras.blogspot.com

Silvio Carlos disse...

Ola! Tudo bem? Sou seminarista da Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo-SP.
Sou natural da cidade de Aracati-Ceará (Litoral leste). O seu blog é muito interessante.
Se possível me passa o seu e-mail, para eu entra em contato, pois estrei indo de férias para o Ceará este fim de ano, e queria muito trocar ideias sobre libras, cultura surda, e sobre educação.

Entre no meu site: www.portaldossurdos.webnode.pt

Obrigado! Que Deus te abençoe

Wharlley Martins disse...

Saudações em Libras

Meu nome é Wharlley dos Santos, sou Intérprete de Libras e Apresentador de um Telejornal Universitário, o intuito deste email é disseminar essa informação de que existe um Telejornal voltado para os surdos aqui em Santa Catarina, todos os dias as 19 hrs um novo vídeo é postado. Para acessar, basta curtir a página oficial (https://www.facebook.com/tjufsc?fref=ts) ou nosso canal oficil no YouTube (http://www.youtube.com/user/tjufsclibras), se possível e se for publicado poderia me mandar o link da publicação?

Att

Tiara Mota disse...

Olá1
Estou me apaixonando cada vez mais por Libras e gostaria de fazer parte desta turma, mas tenho muito que aprender.