MUDAR É POSSÍVEL !



Houve um momento de minha vida que alimentava sonhos de uma mudança maior e radical na área da educação, da sociedade, da igreja, das relações entre as pessoas e acreditava que partilhando esse sentimento com outros, algo novo iria brotar de imediato, as pessoas seriam mais humanas, mais acolhedoras, mais inseridas na história, mais comprometidas e misericordiosas. Mas aprendi que não é por este caminho que as verdadeiras mudanças acontecem... hoje, vejo que as pessoas mudam a partir do seu interior, da  consciência de que é preciso mudar e mudam quando querem. Aceitar essa realidade ajudou-me, estou mais compreensiva, mais serena e em paz. Não vou ter a pretenção de mudar as pessoas e as coisas, mas respeitar o tempo de cada ser no despertar desta consciência; mudar é realmente preciso e possível. Com o grupo de AA aprendi a oração da serenidade que ilumina minha esperança a mudança...

Concede-me Senhor!
A serenidade necessária
para aceitar as coisas que eu não
posso modificar.
Coragem para modificar
aquelas que eu posso
                      e sabedoria para                     
distinguir uma das outras.
Vivendo um dia de cada vez;
Desfrutando um momento de cada vez;
Aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz.

A VOLTA DO FILHO PRÓDIGO...


Olá amigos, fiquei muito tempo fora do ar, ops! na verdade, fiquei um ano sem postar nada, nenhum parágrafo, nenhuma frase, nenhuma virgula,nenhum ponto no meu blog. E hoje lendo as postagens dos visitantes fiquei com vergonha e remorso  do meu total abandono. Peço desculpas. Sei que isso é imperdoável; tenho meus motivos e justificativas. O importante é que voltei com uma ENORME  vontade de postar, uma sentimento forte de arrependimento, de  recomeçar algo que foi esquecido, de retomar algo que foi literalmente abandonado...então, cá estou. 
Nunca fui tão boa na linguagem escrita reconheço minhas limitações, mas  não é motivo para não escrever( já dizia Dona Albertina, minha alfabetizadora) também não sou tão boa na oralidade,(salvo às vezes que utilizei para escapar das broncas de meus pais colocando a culpa em meus irmãos...) mas, o importante mesmo é que retornei com um desejo de compartilhar ideias, socializar experiências. Não quero brigar com Aurélio Buarque de Holanda Ferreira (o cara da Academia  Brasileira de Letras)então, não prometo textos gramaticais e colóquios exemplares...só desejo escrever, postar e blogar...matar a vontade de permanecer  conectada nesta grande rede e encantador mundo virtual.

É PROIBIDO



Nesta minha alegria, encontrei-me no poema de Pablo Neruda que revela o que desejo a todos os meus amigos:  
Jorge Amado e Pablo Neruda, 1952
“... É proibido não rir dos problemas
Não lutar pelo que se quer,
Abandonar tudo por medo,
Não transformar sonhos em realidade.
É proibido não demonstrar amor
Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor.
É proibido deixar os amigos...
Ter medo da vida e de seus compromissos,
Não viver cada dia como se fosse um último suspiro.
É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar,
Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se
desencontraram...
É proibido não tentar compreender as pessoas,
Pensar que as vidas deles valem mais que a sua,
Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte.
É proibido não criar sua história,
Deixar de dar graças a Deus por sua vida,
Não ter um momento para quem necessita de você,
Não compreender que o que a vida te dá, também te tira.
É proibido não buscar a felicidade,
Não viver sua vida com uma atitude positiva,
Não pensar que podemos ser melhores,
Não sentir que sem você este mundo não seria igual.”Pablo Neruda

            Falando em proibido, você sabia que  na idade média no ano 476 d.C. aos surdos era proibido receber heranças, votar, receber a comunhão por serem incapazes de confessar seus pecados( eu mesma tenho dificuldade até hoje) também havia decretos contra o casamento de duas pessoas surdas, enfim, aos surdos eram proibidos todos os direitos como cidadãos. Felizmente, a sociedade evolui na sua concepção de mundo e de ser humano, mesmo que essas mudanças sejam lentas na área da inclusão.